A Boa Música é Eterna


Eles se vão sem chance de retorno,
Como aliás qualquer mortal.
Mas há uma grande diferença:
Conseguem deixar o mundo consternado.

Um a um, saem da vida de uma forma ou de outra,
mas saem... inexoravelmente.
Nos deixando saudosos.

Não importa os erros que cometeram
ou os caminhos tortos que trilharam.
Deixam sua marca,

deixam um tesouro inestimável.
Ah! que herança essa sem preço
que consegue desafiar o tempo
e permanece, enternecendo corações,
por gerações e gerações.

Abençoado som que embala multidões.
Oque além do tempo pode ser eterno?
A música, a boa música é eterna.

Bernardo

GIOCONDA NUA?


Pense rapidamente, qual é a pintura mais famosa do mundo? Segundo uma pesquisa realizada na Itália, a Mona Lisa de Leonardo Da Vinci ganha disparada de qualquer outro, com mais de 73% de lembrança espontânea. Se isso é até que relativamente fácil de se entender, o nó da questão reside justamente no por quê?
A imagem de uma mulher nua, com as mãos entrelaçadas, de olhar delicado e sorriso tímido guarda inúmeras peculiaridades, desde o enigma da obra até o enigma da personagem (quem é?) Agora o quadro serve de cartão de visita para a exposição «Joconde - Da Monna Lisa alla Gioconda Nuda» no Museu Ideale Leonardo Da Vinci, na Itália.

A exposição apresenta ao público diferentes trabalhos inspirados no mítico quadro de Mona Lisa. A mostra está dividida em duas partes: uma composta por obras históricas e outra apresenta arte contemporânea.
A primeira exibe pinturas e desenhos do século XVI ao século XX inspiradas na Mona Lisa. Algumas dessas obras apresentam retratos de Mona Lisa nua.

A segunda metade da exposição é dedicada ao fenômeno que ficou conhecido por «Leonardismo» ou ainda «Giocondologia» e passa a ideia de como um dos quadros mais famosos do mundo se tornou num ícone mundial da literatura, design gráfico e internet na sociedade contemporânea actual.


Resta saber se o pai da moça concorda com a nova interpretação de sua obra, a mais fantástica do mundo avaliada em mais de 100 milhões de dolares.