África, um continente pouco conhecido. Continente que originou todos os povos, todas as raças. Mamãe África continente fascinante coberto de beleza, de amor e de dor, aliás, muita dor. Situada na costa ocidental desse Continente ergue-se Angola, país com o qual nos identificamos em vários aspectos: a colonização portuguesa e portanto costumes, uma língua comum, a cor da gente e aquela leveza que só nós tão bem conhecemos.
A palavra Angola provém de ngola, um pedaço de ferro que a maioria das linhagens Mbundu detinham como insígnia de autoridade, ou seja, o rei. Posteriormente o nome Angola passou a designar todo o território administrado pelas autoridades coloniais portuguesas, que controlaram o país até 1975.
O português é a única língua oficial de Angola embora o país possua mais de 20 dialetos sendo os mais falados aqueles que compõem as maiores etnias, ou seja, ovimbundos, Kimbundos e Bakongos .
Ano de Copa do Mundo, onde muito vai se falar da África do Sul, eu quero é falar de Angola, quero mostrar um pouquinho de Angola: Sua beleza e a beleza de suas mulheres que nas palavras do poeta angolano Namibiano Ferreira:
PODERIA ESCREVER UM POEMA, DOIS, TRES, MIL... MAS NAO CHEGAM AS PALAVRAS PARA DESCREVER A BELEZA DAS MULHERES DA MINHA TERRA...
2 comentários:
Obrigada por este texto informativo acompanhado de belas fotografias.
Beijinhos
Bom fim-de-semana
Excelente, nota 10... mas o tenho que fazer um pequenino raparo, a última imagem é de uma mulher Ovahimba ou Himba, do grupo etnolinguístico dos Helelos ou Hereros. É possível que o erro já tenha sido cometido anteriormente... tenho encontrado essas confusoes.
Obrigado pelo texto, Angola e os angolanos lhe agradecem do coracao.
Kandandu!!
Postar um comentário