Nada é mais revoltante que as bestiais demonstrações de racismo, intolerância e preconceito de uma parcela da população brasileira. Hoje é um dia em que se deve refletir um pouco sobre isso,
20 de novembro é uma das datas mais importantes do nosso calendário.
O Dia da Consciência Negra, foi criado à partir do projeto de lei número 10.639/2003. A data foi escolhida em homenagem à Zumbi, líder do Quilombo dos Palmeres que morreu em 20 de novembro de 2010. Os estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Alagoas, Amapá, Bahia e Mato Grosso, possuem leis estaduais que estabelecem o feriado no estado.
Segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) de 2009, 51,1% da população brasileira é composta de pardos (44,2%) e negros (6,9%). Dos 7,2 milhões de trabalhadores domésticos, 94% são afrodescendentes.
Há uma dívida histórica, relacionada à escravidão durante o século 19, que trouxeram conseqüências irreparáveis aos descendentes de escravos.
No entanto, a partir da mobilização do movimento negro, o Governo Lula possibilitou mecanismos para minimizar as dívidas históricas.
Os programas de transferência de renda e valorização do salário mínimo possibilitaram a retirada de aproximadamente 6,5 milhões de brasileiros da linha de pobreza, que são majoritariamente negros.
Em 2003, foi sancionada a Lei 10.639, que inclui na rede de ensino, a obrigatoriedade da história da Cultura Afro-Brasileira. Foi criado também, o sistema de cotas nas universidades, assegurando 20% das vagas aos afro-descendentes.
Desde 2005, 516 mil hectares de terra foram regularizados, garantindo o acolhimento de várias famílias quilombolas, beneficiadas também pelos programas Luz para todos e Bolsa Família.
Enfim, a data é um símbolo de luta contra a discriminação racial e o respeito às diversidades.
Em uma época em que a intolerância vem tomando conta de parte da sociedade, com espancamentos, racismo, preconceitos, xenofobias e outras formas de agressão, nada melhor do que refletirmos sobre o dia 20 de novembro. Certamente, o dia 20 de novembro tem muito a nos dizer e pode ser considerada uma das datas mais importantes do nosso calendário.
Um comentário:
Nada é mais revoltante que as bestiais demonstrações de racismo, intolerância e preconceito de uma parcela... (agora eu digo, de homens, que só se sentem bem subjugando outros homens)
Um abraço e boa semana
Postar um comentário