As Imagens Mafa são um conjunto coerente de ilustrações do Evangelho africano. Elas permitem uma boa visualização dos textos bíblicos mas sob a perspectiva de um Deus negro. Se Cristo nasceu e viveu no Oriente Médio porque teria de ser um loiro de olhos claros? Qual o interesse de representá-lo assim? Por outro lado por que teria de ser africano, ou amarelo? Essas representações apenas demonstram uma preocupação ideológica de dominação cultural. Na verdade o verdadeiro Deus não conseguiu romper ainda a simples barreira (simples?) da aparência e do mundo material dos humanos.
Procurei selecionar algumas das imagens do Jesus Mafa, que representam as estações bíblicas.
2 comentários:
Deus esta dentro de nós, e é como nós sentimos q o vemos..
Deus é unico, pura energia q habita dentro de nós..
lindo teu post!!
bjooo..
Foi divulgado em 27 de março de 2001, pela BBC de Londres, a notícia sobre uma pesquisa feita, com ajuda de computador e coordenada por Richard Neave, sobre o suposto rosto de Cristo. Era um rosto, com feições e cor da região, onde Cristo nasceu.
Porém a Igreja sempre se valeu da arte para aproximar-se dos fiéis. E sempre teve os mais renomados artistas de todas as escolas e de todas as épocas trabalhando nos templos de Deus ou em algo que tivesse ligação com a fé cristã.
Os ocidentais idealizam Cristo como um homem de rosto meigo, cabelos lisos, pele clara, olhos azuis e lábios finos. Creio que para todos, um rosto sublime: o mais belo rosto de homem na visão ocidental.
Ninguém trocaria o conhecido rosto de Cristo, uma obra de magnitude, por uma simulação de computador, mesmo que seja tida como idônea.
Na verdade, sabemos que o rosto que conhecemos, não corresponde; mas também jamais saberemos do seu verdadeiro rosto.
bjs
tais luso
Postar um comentário