Planetas Telúricos e Planetas Gasosos


Quando pensamos nos planetas que compõem o nosso sistema solar imaginamos que tenham composição semelhante. Mas isso não ocorre. O nosso sistema solar é dividido em dois grupos: planetas telúricos e planetas gasosos.
Os planetas telúricos (em latim Tellus, um sinônimo de Terra) são planetas sólidos, rochosos assim como a Terra. Os planetas telúricos de nosso sistema solar são Mercúrio, Vênus, Terra e Marte. Estão mais próximos do Sol, localizados no sistema solar interior e tem maior densidade que os planetas gasosos Júpiter, Saturno, Urano e Netuno. Esta relação planetária tem a ver com a formação do sistema solar, em que os materiais mais densos tendem a se concentrar mais perto do sol e os mais leves mais longe do sol. A composição interna dos planetas telúricos é basicamente de rochas (silicatos), ferro e outros metais pesados.

Os planetas gasosos são de dimensões muito maiores que os telúricos. São compostos principalmente de gazes Hélio, hidrogênio e metano, tendo um núcleo sólido rochoso muito reduzido. Sua composição é semelhante à nebulosa original que deu formação ao sistema solar.

Nenhum comentário: