PENSAR E AGIR NO MUNDO, PELO MUNDO


“O problema da educação no mundo moderno está no fato de, por sua natureza, não poder abrir mão nem da autoridade, nem da tradição, e ser obrigada, apesar disso, a caminhar em um mundo que não é estruturado pela autoridade e tampouco mantido coeso pela tradição.” (Hannah Arendt)
Visto que a autoridade sempre exige obediência, ela é comumente confundida com alguma forma de poder e violência. Contudo a autoridade exclui meios de coerção, onde a força é usada a autoridade fracassou. O que mantém a autoridade é o reconhecimento da hierarquia cujo direito e legitimidade ambos os lados reconhecem.
Volta às aulas e sempre o mesmo tema volta à tona. Educação de qualidade...As deficiências de nossa educação, etc. Qual a diferença entre EDUCAÇÃO e APRENDIZAGEM?
É muito fácil ensinar sem educar e pode-se aprender o dia todo sem por isso ser educado. Educação é o ponto em que decidimos se amamos o mundo o bastante para assumirmos a responsabilidade por ele e, com tal gesto salvá-lo da ruína que seria inevitável não fosse a renovação e a vinda dos novos e dos jovens.A educação é, também, onde decidimos se amamos nossas crianças o bastante para expulsá-las de nosso mundo e abandoná-las a seus próprios recursos não arrancando de suas mãos a oportunidade de empreender alguma coisa nova e imprevista para nós, preparando-as, em vez disso, com antecedência
para a tarefa de renovar um mundo comum.
Nossas escolas buscam a aprendizagem como sinônimo de educação. Para acabar com esse estigma seria necessário ter a coragem suficiente de romper com os velhos conceitos de acumulação de conhecimentos. Mesmo porque esses conceitos estão totalmente defasados. As crianças passam anos na escola e tão pouco aprendem. São anos perdidos que poderiam ser mais bem utilizados.Talvez por isso Einstein dizia que “cultura é aquilo que fica quando se esquece o que se aprendeu na escola.”
O que realmente conta em educação é a consciência e a capacidade de preservar o mundo transformando-o em algo melhor.
Bernardo

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