GIOCONDA NUA?


Pense rapidamente, qual é a pintura mais famosa do mundo? Segundo uma pesquisa realizada na Itália, a Mona Lisa de Leonardo Da Vinci ganha disparada de qualquer outro, com mais de 73% de lembrança espontânea. Se isso é até que relativamente fácil de se entender, o nó da questão reside justamente no por quê?
A imagem de uma mulher nua, com as mãos entrelaçadas, de olhar delicado e sorriso tímido guarda inúmeras peculiaridades, desde o enigma da obra até o enigma da personagem (quem é?) Agora o quadro serve de cartão de visita para a exposição «Joconde - Da Monna Lisa alla Gioconda Nuda» no Museu Ideale Leonardo Da Vinci, na Itália.

A exposição apresenta ao público diferentes trabalhos inspirados no mítico quadro de Mona Lisa. A mostra está dividida em duas partes: uma composta por obras históricas e outra apresenta arte contemporânea.
A primeira exibe pinturas e desenhos do século XVI ao século XX inspiradas na Mona Lisa. Algumas dessas obras apresentam retratos de Mona Lisa nua.

A segunda metade da exposição é dedicada ao fenômeno que ficou conhecido por «Leonardismo» ou ainda «Giocondologia» e passa a ideia de como um dos quadros mais famosos do mundo se tornou num ícone mundial da literatura, design gráfico e internet na sociedade contemporânea actual.


Resta saber se o pai da moça concorda com a nova interpretação de sua obra, a mais fantástica do mundo avaliada em mais de 100 milhões de dolares.
Postar um comentário