Ferreira Gullar - 80 anos de poesia

Dia 10 de setembro, José Ribamar Ferreira, mais conhecido como Ferreira Gullar, o poeta, completa 80 anos. Para marcar a data ele lança um novo livro, “ EM ALGUMA PARTE ALGUMA”, onze anos depois de publicar seu último livro: “MUITAS VOZES”.


Tido por muitos como o mais importante poeta brasileiro em atividade Gullar, em entrevista a Humberto Werneck diz não ver nenhuma significação especial ao chegar aos 80 anos. “O fato é que estou um ano mais velho”. Acredita estar hoje uma pessoa mais generosa e tolerante capaz de compreender melhor o que antes não compreendia ou compreendia errado.

“Eu não quero ter razão, eu quero é ser feliz”.

Em seu poema O DUPLO, inédito a ser lançado no novo livro, Gullar faz uma análise maravilhosa de si mesmo e de sua maturidade.

O DUPLO

Foi-se formando
a meu lado
um outro
que é mais Gullar do que eu

que se apossou do que vi
do que fiz
do que era meu

e pelo país
flutua
livre da morte
e do morto

pelas ruas da cidade
vejo-o passar
com meu rosto

mas sem o peso
do corpo
que sou eu
culpado e pouco

2 comentários:

GiaSantos disse...

Palavras simples, transparecendo o saber e a serenidade de um grande homem.
Bem-haja por partilhar, também partilhei.
Gia

Tais Luso de Carvalho disse...

"Eu não quero ter razão, eu quero é ser feliz", é mais uma para se pensar.
Só os grandes talentos e desprovidos de certa arrogância, que vemos por aí, é que são capazes de transmitir sabedoria. Ele é ótimo. Quero mais é aprender.
bjs