DIVERSIDADE BRASILEIRA RETRATADA

O Brasil é um país de incrível diversidade. Poucos países apresentam um contraste tão marcante como o nosso. Mas além desses contrastes temos uma marcante desigualdade social que se reduziu timidamente nos últimos anos, mas ainda está aí, gritante.



Temos muita gente que se sensibiliza e procura, ao seu jeito, denunciar essas desigualdades. Daniel de Andrade Simões é um desses brasileiros. Esse baiano, que já atravessou o país, do Amapá ao Rio Grande do Sul, tem como forma de expressar o Brasil a imagem, através de sua máquina fotográfica.


Um poeta pode eternizar um momento em versos. Escritores constroem a imagem de uma época, um lugar ou um personagem usando com habilidade incrível a palavra. Os fotógrafos são mais diretos e objetivos. Uma imagem retratada pode ser textos maravilhosos, captando sentimentos, emoções, ou denunciando barbaridades e injustiças.


A realidade está ali, ante os nossos olhos, bastou um segundo para registrá-la, mas a sensibilidade de uma vida para percebê-la. Muitos saem por aí tirando milhares de fotos, a era digital facilitou isso tremendamente, mas poucos tem aquela percepção do momento, da imagem como obra de arte, ou como denúncia de uma situação social, ou simplesmente captando toda a beleza de um crepúsculo ou de uma flor.


O Brasil tem excelentes fotógrafos. Daniel é um deles. Com seu estilo ele pensa o Brasil, faz história. Suas fotos enaltecem, denunciam e transmitem esperança. A esperança de que um dia possa registrar fotos deste povo lindo e tão diverso, despido das marcas da pobreza e do atraso cultural


A obra de Daniel de Andrade Simões pode ser mais bem avaliada em seu Blog:
http://www.saitica.blogspot.com/

Bernardo

Um comentário:

Carmo disse...

De facto a realidade pode ser vista sob várias formas.

Uma abraço e boa semana