ASTRONOMIA - 2012 EM 10 IMAGENS


O ano de 2012 se foi, é passado. No campo da exploração espacial, teve na aterrisagem do robo Curiosity em Marte seu momento de glória, gerando uma expectativa poucas vezes igualada. Porém teve outros momentos que merecem ser recordados...um total de 12 fotografias, possivelmente as 12 melhores que nos deixam esses 12 meses de atividade astronômica, tanto dos céus terrestres como também pelas naves interplanetárias enviadas ao espaço, e que nos recordam uma vez mais, o motivo pelo qual nunca deveremos deixar de olhar as estrelas.
CLIQUE NAS IMAGENS PARA AMPLIÁ-LAS
 

1.      NA ESCURIDÃO: Cassini, nos voltou a maravilhar com uma vista do lado noturno de Saturno, com a sanda navegando dentro de seu cone de sombra.

2.      ENCONTRO NO FIRMAMENTO: Um dos maiores eventos astronômicos do ano foi a passagem de Vênus diante do Sol, visto da Terra.

3.      UMA PONTE DE PLASMA: Um Sol agora muito mais ativo nos deixa cenas impactantes como esta...um gigantesco filamento de plasma de 300.000 Km.

4.      UM LUGAR EM MARTE: Curiosity não podia faltar com seu espetacular auto-retrato.

5.      A FÚRIA DO PLANETA DOS ANÉIS: A nova órbita do Cassini, permite observar diretamente os polos de Saturno, permitiram obter esta panorâmica do vórtice atmosférico que se move em torno do Polo Norte.

6.      UMA JANELA PARA A ETERNIDADE: O telescópio Hubble nos brindou com o resultado de um laborioso trabalho: a imagem mais profunda do Universo que nos faz adentrar mais de 13 bilhões de anos no espaço e no tempo até o princípio das primeiras galáxias.

7.      SOMBRAS: O dia se fez noite no norte da Austrália, mas o cone de sombra total da lua cobriu estas terras distantes, deixando atrás de sí inumeráveis testemunhos visuais de um dos fenômenos mais extraordinários da natureza.

8.      VISITANTE NOTURNO:  a cena de uma nave espacial atracando em uma estação orbital.
      9.      OS MINUTOS DE TERROR: A “aterrisagem” do Curiosity em Marte deixou grandes momentos que se podem imortalizar nesta cena tomada pela câmara Mardi, justamente quando o escudo térmico, cumprido sua tarefa de proteger a nave do calor da fricção atmosférica, se rompeu, iniciando a descida da nave sobre a superfície marciana, que podemos ver atrás dele.
   10.   Não podíamos deixar de completar esta pequena seleção sem esta imagem: Orion resplandece sobre as ruinas Maias, um lugar digno de se visitar e que não merecia o absurdo criado em torno de seu calendário e de sua civilização
Postar um comentário