QUANDO SERÁ A PRÓXIMA ERA GLACIAL.


 
A última era glacial terminou a 11.500 anos. Segundo os cientistas estamos vivendo num período intermediário entre duas eras glaciais. A próxima glaciação que marcará o fim do atual período quente que desfrutamos atualmente deveria começar dentro de 1.500 anos, mas a quantidade de gases de efeito estufa que se acumulam na superfície terrestre poderá interferir nos padrões habituais e chegar a retardar em dezenas de milhares de anos a próxima era do gelo. Segundo pesquisadores a atual concentração atmosférica de CO2 deveria cair para menos de 240 partes por milhão (ppm) para que a próxima glaciação pudesse começar no período normal, mas o atual nível de CO2 é de 390 ppm. Ainda que as emissões parassem instantaneamente, as concentrações se manteriam elevadas por pelo menos mil anos.

Estas são as conclusões de um estudo da Universidade da Flórida que empregou modelos astronômicos para calcular a quantidade de calor solar que chegou à atmosfera da Terra durante os períodos glaciais e interglaciais.

Ainda que a perspectiva de desfrutar de mais anos de calor antes da próxima idade do gelo pareça tentadora, o certo é que os problemas associados a esse retardamento poderão ter gravíssimas conseqüências.
Postar um comentário