TEM O UNIVERSO UM PROPÓSITO?


            Não estou seguro. Mas quem quer que expresse uma resposta mais definitiva, está afirmando ter acesso a um conhecimento que não tem bases empíricas.

            Esta maneira de pensar, notavelmente persistente, comum na maioria das religiões e em alguns ramos da filosofia, tem falhado miseravelmente em seus esforços para compreender e, portanto, predizer o funcionamento do Universo, e nosso lugar nele.

            Afirmar que o Universo tem um propósito implica um resultado desejado. Mas quem é aquele que deseja? Qual é o resultado desejado? Que a vida baseada no carbono seja inevitável? Que primatas conscientes cheguem ao topo neurológico?

            Os humanos não estavam aqui para fazer estas perguntas em 99,9999% da história cósmica. Então se o propósito do Universo era criar os seres humanos, o cosmos tem sido vergonhosamente ineficiente nesse objetivo. Se o propósito do Universo era criar um lugar adequado para a vida, então nosso ambiente cósmico tem uma maneira estranha de demonstrar isso.

            A vida na Terra que tem mais de 3,5 bilhões de anos de existência tem sido persistentemente atacada por causas naturais de violência, morte, destruição, devastação ecológica produzida por vulcões, mudanças climáticas, terremotos, tsunamis e asteróides assassinos. Que extinguir 99,9% de todas as espécies que aqui viveram.

            Se você  é religioso poderá dizer que o propósito da vida é servir a Deus, mas se você for uma das centenas de milhões de bactérias que vivem no intestino reto poderia dizer que o propósito da vida humana é fornecer-lhe um escuro e anaeróbico habitat de material fecal.

            Então, na ausência de seres humanos o Universo parece mais e mais aleatória e os eventos que ocorrem para nosso interesse são tão numerosos como outros eventos que simplesmente  nos matariam. Então, um propósito para o Universo é difícil, se não impossível afirmar.

            Apesar de não poder afirmar com certeza se o Universo tem ou não um propósito, me parece que a afirmação negativa é mais forte e visível a qualquer pessoa que encare o Universo como ele realmente é e não como queira que ele seja.
Texto de Neil deGrasse Tyson

Nenhum comentário: