SEMANA DA MULHER


Mulher...reflete sobre tua condição. Tanto lutaste para conseguir teu lugar ao sol.
Tanta luta para deixar de ser apenas procriadora, de fundamental importância para a perpetuação da espécie, mas que redundando em si mesmo leva a imensos sacrifícios e renúncias.

Descobriste que querias mais, queria ser livre, ter sua personalidade, participar, disputar, vencer. Que imensa luta tens ainda pela frente, mas com que garra estas disposta a enfrentá-la.

Há muitas barreiras do mundo. Todas são barreiras de desigualdade. Há a barreira da intolerância, do preconceito, da discriminação, do racismo, do elitismo, da falta de educação e ignorância ante os problemas do mundo. Barreiras sociais, políticas e econômicas. E tu mulher carregas todas elas unificadas em uma só luta além daquelas próprias a tua condição de mulher como os rótulos de libertina, vagabunda e tantos outros.

Mas a tua luta de emancipação é a luta de toda a humanidade. Como na natureza, não há causas e efeitos isolados. Tudo faz parte de um todo que age como um mecanismo. A tua luta é parte da luta pela evolução da sociedade humana. É causa e efeito.
Esta semana nos trás esse “momento de reflexão”, acredito que tanto às mulheres quanto aos homens. Reflexão sobre a autonomia, liberdade, identidade para todos, mulheres e homens , seja qual for sua opção política ou sexual.

Fotos de Dorothea Lange,Tina Moditti,Edward Weston, James Longley.
Postar um comentário