ACTION DAY - DEGELO DOS POLOS AMEAÇA O PLANETA


Dia de Ação pelo Clima

Blogueiros de todo o mundo são convidados a fazer um post sobre mudanças climáticas no dia 15 de outubro. A iniciativa faz parte do Blog Action Day, que está em sua terceira edição e busca colocar o tema da mudança climática em destaque a partir da mobilização da blogosfera internacional, e fazer pressão ante a Conferência Climática das Nações Unidas



DEGELO DOS POLOS AMEAÇA O PLANETA
Deu hoje nos jornais, cientistas britânicos prevêem que em 10 anos o Ártico será um oceano aberto, sem gelo, durante o verão.
Ao redor do pólo norte a maior parte da camada de gelo tem em torno de 1,8 metro de espessura. Por ser fino, tudo vai derreter no próximo verão. O problema é que a região estudada, tradicionalmente apresenta diversas camadas de gelo. As mais velhas não costumam derreter tão rápido.
Como grande parte da região é agora recoberta por um gelo novo, de menos de um ano, claramente ela está mais vulnerável. Toda a área está agora mais suscetível a se transformar em uma grande zona aberta a cada verão.
Tudo isso faz parte da previsão apresentada ontem pelo projeto Catlin Arctic Survey, liderado por Pen Hadow, tradicional explorador polar. Os dados do projeto Catlin corroboram o novo consenso de que os verões no Ártico não terão mais gelo dentro de 20 anos e que o grande decréscimo na formação desse gelo vai ocorrer nos próximos 10 anos.
O oceano Ártico desempenha uma posição central no sistema climático da terra. Um impacto na região, portanto, poderá ter conseqüências em áreas bem distantes do pólo Norte.
Esse processo poderá causar inundações que afetarão um quarto da população mundial, aumentar de forma substancial a emissão de gases-estufa que costumam ser aprisionados pelo gelo e provocar mudanças climáticas extremas.



"Será que é tempo
Que lhe falta prá perceber?
Será que temos esse tempo
Prá perder?
E quem quer saber?
A vida é tão rara
Tão rara... "

Lenine

Um comentário:

saitica disse...

Belas e valiosas reflexões.
daniel
visite www.saitica.blogspot.com