VIDA E MORTE DE JESUS MAFA



As Imagens Mafa são um conjunto coerente de ilustrações do Evangelho africano. Elas permitem uma boa visualização dos textos bíblicos mas sob a perspectiva de um Deus negro. Se Cristo nasceu e viveu no Oriente Médio porque teria de ser um loiro de olhos claros? Qual o interesse de representá-lo assim? Por outro lado por que teria de ser africano, ou amarelo? Essas representações apenas demonstram uma preocupação ideológica de dominação cultural. Na verdade o verdadeiro Deus não conseguiu romper ainda a simples barreira (simples?) da aparência e do mundo material dos humanos.
Procurei selecionar algumas das imagens do Jesus Mafa, que representam as estações bíblicas.

Revelação da gravidez de Maria

Nascimento de Cristo


Fuga de Belem


Batismo no Rio Jordão
 


A cura do enfermo
 


A Santa Ceia
 


Oração no Monte das Oliveiras


A traição


O Flagelo
 


A Crucificação
 


Ressurreição
 

ASCENSÃO AO CÉU

 


 


2 comentários:

Cristiane Kosarczuk disse...

Deus esta dentro de nós, e é como nós sentimos q o vemos..
Deus é unico, pura energia q habita dentro de nós..
lindo teu post!!
bjooo..

Tais Luso de Carvalho disse...

Foi divulgado em 27 de março de 2001, pela BBC de Londres, a notícia sobre uma pesquisa feita, com ajuda de computador e coordenada por Richard Neave, sobre o suposto rosto de Cristo. Era um rosto, com feições e cor da região, onde Cristo nasceu.

Porém a Igreja sempre se valeu da arte para aproximar-se dos fiéis. E sempre teve os mais renomados artistas de todas as escolas e de todas as épocas trabalhando nos templos de Deus ou em algo que tivesse ligação com a fé cristã.

Os ocidentais idealizam Cristo como um homem de rosto meigo, cabelos lisos, pele clara, olhos azuis e lábios finos. Creio que para todos, um rosto sublime: o mais belo rosto de homem na visão ocidental.

Ninguém trocaria o conhecido rosto de Cristo, uma obra de magnitude, por uma simulação de computador, mesmo que seja tida como idônea.

Na verdade, sabemos que o rosto que conhecemos, não corresponde; mas também jamais saberemos do seu verdadeiro rosto.

bjs
tais luso