POLUIÇÃO E COMPORTAMENTO HUMANO



Se pararmos para um momento de reflexão, chegaremos à conclusão que vivemos num mundo absolutamente insano e incoerente. Quando se discute o encontro dos líderes mundiais em Copenhague dentro de algumas semanas para discutir as mudanças climáticas um aspecto talvez tão importante como essa reunião não é comentado nem na Internet nem na imprensa: o quanto dos problemas climáticos são fruto do comportamento humano.
Levamos para casa milhares de sacolas plásticas quando vamos ao Supermercado. Uma estatística que li dizia que 12 milhões de sacolas por ano são fabricadas no Brasil. Eu achei que o número é mentiroso, ou seja menor que a realidade. E as outras embalagens então: quantos produtos que adquirimos que possuem três ou quatro embalagens, uma bela embalagem externa de pano ou papel, além do rótulo externo, uma caixa intermediária também com rótulo e selo e abrindo esta ainda nos deparamos com outra embalagem individual, às vezes plástica no caso de bombons. E nós pagamos por tudo isso, levamos para casa satisfeitos, e lá retiramos solenemente as embalagens que vão para o lixo.


Há ainda custos astronômicos de transporte que se quer tomamos conhecimento, por exemplo, li no The New York Times que peixes e frangos produzidos no EUA são transportados até a Ásia para serem embalados e levados de volta a supermercados americanos. Mesmo no Brasil muitas peças são produzidas e enviadas para a zona franca de Manaus onde vão compor um produto com outros componentes importados e remetidas de volta ao mercado consumidor.
Esses são apenas alguns aspectos a serem refletidos, se pararmos para uma análise mais profunda, ficaremos estarrecidos com nosso comportamento insano, sim nosso, pois aceitamos e participamos voluntariamente de todo esse desperdício, e mais, pagamos por tudo isso duas vezes: uma em dinheiro e outra com a deterioração do planeta deterioração esta que nossos netos e bisnetos certamente ainda estarão sentindo muito mais que nós e não será no bolso.

Embalagem Natural

3 comentários:

Tais Luso de Carvalho disse...

O que todos temos visto - é só o início do caos – um meio ambiente completamente poluído; o estômago de animais marítimos cheios de plásticos; tartarugas mutiladas; morros desabando, o desequilíbrio da flora e da fauna. Merecemos e vamos pagar. Somos os destruidores do planeta.

Bjs
Tais luso

Anônimo disse...

adoro o seu site!
p.s.o macaco esta um maximo!

Anônimo disse...

Email, pauloluiz41@hotmail.com


Reflexões sobre o comportamento humano.

Nós seres humanos temos vários defeitos, os quais são, foram e sempre serão incorrigíveis, salvo as raras e honrosas exceções.
A nossa desonestidade é tão intensa que é preciso ter leis para reprimi-las, e fiscalização intensa para que as mesmas sejam cumpridas. Se fossemos todos honestos não precisaríamos ter leis nem regras para a convivência humana, bastaria todos seguirem o preceito (amar o seu próximo como a ti mesmo) assim tudo estaria resolvido, mas na prática isso não acontece, pois a quase dois mil anos esta frase foi ensinada por Jesus Cristo, mas até hoje não conseguiram aprender nem colocá-la em prática mesmo freqüentando os templos religiosos semanalmente e alguns mais fanáticos até diariamente.
É fácil fiscalizar nossa conduta? Não, é extremamente impossível porque somos essencialmente desonestos. Usando como parâmetro, observe uma partida de futebol, a mesma tem regras próprias chamadas de regulamento a qual da direitos iguais para cada time, como são aplicadas estas regras, para isso usamos um juiz dois bandeirinhas para fiscalizarem vinte e dois jogadores e ainda um estádio lotado e mais milhares de telespectadores para fiscalizarem as ações do juiz e bandeirinhas, mesmo assim com todo este aparato ainda acontece algumas falhas nas regras do futebol.
Já pensaram na dificuldade de fiscalizar o cumprimento das leis em um pais com quase duzentos milhões de habitantes, fiscalização esta feita por fiscais que não tem ninguém a fiscalizá-los, acham vocês que é possível fazer com que cumpram as leis ao pé da letra? Outro fato agravante na humanidade são as leis morais, estas não dependem de fiscalização somente externas depende mais da fiscalização da nossa própria consciência, ai entra a dificuldade mais premente que é lutar contra o egoísmo, individualismo, arrogância, maledicência e muitos outros defeitos inerentes a todos nós seres humanos. Finalizando, todos nós sabemos que a humanidade caminha a passos largos por uma trilha perigosa e irreversível, a qual não temos nenhuma noção de onde irá parar. Se continuarmos seguindo este caminho que é orientado pelo individualismo e um consumismo desenfreado o mesmo fatalmente está, sempre esteve e sempre estará nos levando a uma falsa felicidade.
Paulo Luiz Mendonça.