NO DIA DA EPIFANIA PARA OS CRISTÃOS DISCUTE-SE A ORIGEM DO UNIVERSO


O Dia de Epifania que quer dizer manifestação, em que Cristo é revelado ao mundo diante dos reis magos, o Papa Bento XVI coloca em discussão, ante 10 mil fiéis na Basílica de São Pedro, a questão da origem do universo. Me parece que é uma tentativa de conciliar as teorias científicas, cada vez mais irrefutáveis, à teoria criacionista. A Igreja Católica tenderá a deixar de lado a briga contra os evolucionistas e centrará foco na questão filosófica? Ou seja: Deus criou o Universo a forma como isso ocorreu pode ser o Big Bang, não importa. Vejo nas palavras do Papa indícios disto. Realmente fica difícil continuar afirmando que Deus fez o mundo em 7 dias.

PARA OS CIENTISTAS

Não existe nenhuma questão mais enigmática do que essa! A grande maioria dos cientistas acredita na teoria do Big Bang, ou Grande Explosão - mas o que havia antes dela? Tudo indica que seja impossível saber com certeza!

O próprio Big Bang, aliás, já é bem misterioso. Segundo a teoria, há cerca de 15 bilhões de anos toda a matéria que constitui o Universo concentrava-se num único ponto, que explodiu, dando origem a tudo o que conhecemos... e até ao que ainda não conhecemos. Essa origem bombástica é comprovada por várias observações científicas, mas possui alguns problemas. O principal deles é que, pelas leis da física, a explosão estaria sujeita a pequenas flutuações que tornariam o universo irregular - o que não acontece na realidade. "Existem mais de 50 teorias que tentam resolver essa questão", diz o físico Augusto Damineli, da Universidade de São Paulo (USP). A idéia mais aceita foi proposta pelo físico americano Alan Guth em 1981: nas primeiras frações de segundo, a explosão teria se expandido a uma velocidade muito maior do que a da luz. Isso teria deixado uniforme o Universo que observamos, mas encoberto tudo o que acontecera.

Se os físicos têm dificuldade em entender o que se passou logo após o Big Bang, descobrir o que ocorreu antes é, portanto, uma tarefa muito mais árdua - ainda mais porque é provável que esse fenômeno não tenha sido o início de tudo. "O Universo já existia no momento do Big Bang", diz o físico Mario Novello, do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), no Rio de Janeiro. Entre as dezenas de modelos propostos, é possível que o espaço e o tempo tenham existido desde sempre, que o Big Bang seja o resultado do colapso entre diversas dimensões e que a explosão tenha dado origem não a um, mas sim a vários universos.

PARA A IGREJA CATÓLICA


A mente de Deus esteve por trás de teorias científicas complexas como a do Big Bang, e os cristãos devem rejeitar a idéia de que o universo tenha surgido por acaso, disse o papa Bento XVI nesta quinta-feira (6).

'O universo não é fruto do acaso, como alguns querem que acreditemos', disse Bento XVI no dia em que os cristãos celebram a Epifania, na missa que celebra o batismo de Cristo, no dia em que a Bíblia diz que os três reis magos, seguindo uma estrela, chegaram ao lugar onde Jesus nasceu.

'Contemplando (o universo), somos convidados a enxergar algo profundo nele: a sabedoria do criador, a criatividade inesgotável de Deus', disse o papa em sermão para 10 mil fiéis na Basílica de São Pedro.
O papa declarou que as teorias científicas sobre a origem e o desenvolvimento do universo e dos humanos, embora não entrem em conflito com a fé, deixam muitas perguntas sem resposta.

"Na beleza do mundo, em seu mistério, sua grandeza e sua racionalidade ... só podemos nos deixar ser guiados em direção a Deus, criador do céu e da terra", disse ele.

4 comentários:

Josy disse...

Obrigada pela visita em meu cantinho, e seja sempre bem vindo... adorei seu blog...

Carmo disse...

A beleza está no mistério do universo.

Pessoalmente acredito que somos um ponto de luz

Um abraço

Boa semana

Maria José Rezende de Lacerda disse...

Amigo. Estou de volta, depois de um pequeno período de descanso.
O assunto da sua postagem é polêmico. Existem várias correntes de pensamento. Prefiro continuar acreditando na exitência de um ser superior, Deus, sem me preocupar com os detalhes de sua criação. Grande abraço.

Simone Anjos disse...

Caro Bernardo,

Já não me questiono mais de onde vim (apesar da curiosidade da alma), porém me questiono para que mundos irei e/ou evoluirei. Gostei do que disse o Papa: "Na beleza do mundo, em seu mistério, sua grandeza e sua racionalidade ... só podemos nos deixar ser guiados em direção a Deus, criador do céu e da terra".

Precisamos sim da ciência, não podemos mais aceitar a imposição de dogmas, ter uma fé cega, que não nos conduz a lugar algum. Devemos buscar a verdade e a verdade nos libertará, mas o Sublime Amor que criou os mundos que permeia tudo e todos está na nossa essência, isso para mim é inquestionável, basta querer senti-lo, pois esse Amor emanado do Criador está dentro de cada um de nós. Não precisa de respostas.

Gostei do “Momentos de Reflexão”, estou a segui-lo.
Beijos na alma,