TRAGÉDIA NO RIO - TERRA EM COLAPSO

É exatamente isto o que sinto faz algum tempo. O homem abusou da natureza, foi longe demais nas suas ambições e na sua irresponsabilidade, e a natureza está se vingando. Foi ontem, em São Paulo; hoje, no Rio; dias atrás, nas enchentes na Austrália, nas torrentes de neve nos Estados Unidos e na Europa. Cada hora num lugar, a terra está entrando em colapso.


Nas ruas das grandes cidades cada vez mais congestionadas de automóveis ou nos aeroportos superlotados de gente mundo afora, nos espigões que brotam sem parar onde antes conviviam pequenas casas geminadas, parece que o mundo ficou pequeno para tanta gente, tantas máquinas, tanto consumo, e não suporta mais carregar este peso. Agora, não adianta procurar culpados, acusar governantes, reclamar da falta de planejamento urbano e de cuidados com o meio ambiente. Já foi.

Somos todos responsáveis, somos todos vítimas. É uma estupidez querer fulanizar, partidarizar ou politizar as tragédias que se multiplicam pelo Brasil e pelo resto do planeta. Nesta quarta-feira, por uma ironia do destino, foi lembrado no mundo todo o terremoto que abalou um ano atrás o pobre Haiti, transformado num grande acampamento de miseráveis sobreviventes.

Na rica região de Petrópolis, Teresópolis e Nova Friburgo, o belíssimo cenário europeu das terras cariocas, que quase foi varrido do mapa pelas águas, vimos o que pode acontecer a qualquer hora, em qualquer lugar, independentemente da condição social dos moradores, se cada um de nós não for capaz de perceber o perigo que estamos todos correndo, e fizer alguma coisa para evitar novas tragédias.

Diversos artigos neste Blog relatam as ameaças e conseqüências da devastação ambiental. Conseqüências que como se viu esta semana não atingem somente os mais pobres, embora eles sejam sempre os mais prejudicados. Também ricos perderam tudo, perderam parentes, fora os prejuízos menos mensuráveis como o colapso na circulação de pessoas, compras, etc. Ninguém escapa das conseqüências do colapso da natureza.

Resta saber o que é possível fazer e se ainda dá tempo.
Texto: Ricardo Kotsko

2 comentários:

Carmo disse...

Bernardo, sinto muito tudo o que está a acontecer aí no Brasil. Imagino o sofrimento, a dor dessas pessoas que sentiram na pele a revolta da Mãe-Natureza.
Um abraço
Boa semana

Jamacaru na net.com: Yes we can. disse...

Acho que falei de mais. Meu comentário não foi publicado. Mas fica aqui a nossa solidariedade e lamento.