A HUMANIDADE VAI FICAR SEM ÁGUA?

É difícil de acreditar que num planeta onde dois terços da superfície estão cobertos por água de mares, rios, lagos e geleiras, sem contar o estoque gigantesco de água subterrânea, tenha-se como muita próxima uma resposta afirmativa a essa pergunta. Mas isso é o resultado da mesquinha ação humana...o mais voraz de todos os predadores. Gastamos mais do que temos disponível; poluímos dez vezes mais do que consumimos, e desperdiçamos uma quantidade incalculável da água que tratamos.

A precipitação continental de água doce é uma herança da humanidade. Mas esta riqueza, estimada em 110 bilhões de m3/ano é desigualmente distribuída. Regiões áridas que recebem pouca chuva estão sujeitas a um estresse hídrico permanente. Mas a falta d’água também tem razões econômicas. É o caso de muitas áreas, que recebem muita chuva, mas com uma infraestrutura inadequada acabam sofrendo de escassez. Resultado: em 2012, um em cada sete habitantes da população mundial não tem acesso a água potável de qualidade.

Por causa do crescimento populacional, a demanda mundial de alimentos poderá dobrar até 2050. Mas os recursos hídricos já estão fortemente prejudicados por irrigação com fortes impactos sobre o meio ambiente: a exploração excessiva de águas subterrâneas; salinização; rios artificiais e fragilização de zonas húmidas e a degradação da qualidade da água e, como fator altamente preocupante, o aquecimento global  só deve agravar a situação.

Como nessas condições, continuar a satisfazer as crescentes necessidades de irrigação. Sistemas de irrigação são responsáveis pela produção de 40% dos alimentos do mundo em apenas 20% da terra arável? Captações de água e áreas irrigadas devem crescer fortemente, particularmente em países que já sofrem de estresse hídrico.

Por sua vez a agricultura fluvial abrange 80% das áreas cultivadas e produz 60% dos alimentos do mundo. Mas em muitas regiões áridas, os rendimentos agrícolas sofrem grandes oscilações, devido aos riscos climáticos.  Nestas situações, devemos reforçar a capacidade de lidar com a tradicional seca: terraços agrícolas, bancos anti-erosão, controle da irrigação e recarga das águas subterrâneas, e utilizar variedades resistentes à seca.

A indústria é o setor cuja demanda por água deve crescer na maioria dos países emergentes. Para atender a essas novas necessidades, precisamos desenvolver fontes alternativas de recursos hídricos. Atualmente a reciclagem é de 4% das águas residuais urbanas ou 7 bilhões de m3/ano. A dessalinização da água do mar produz 8 bilhões de m3/ano. Se os custos de produção tornarem-se competitivos, este recurso pode dobrar até 2020, embora seu custo de energia e impacto ambiental seja alto.

 
ÁGUA POTÁVEL PARA TODOS

Outra questão crucial:  o consumo de água potável nas cidades tem sido sempre uma prioridade. Se o mundo rural foi de 70% da população em 1950, será de 70% no urbano em 2050. A explosão populacional urbana nos países em desenvolvimento levantam outros temores de escassez de água, as cidades terão mais de 9 bilhões de pessoas em 2050. Será preciso portanto, ir buscar água mais longe, aumentar a conta da água para as comunidades, racionalizar, reciclar,  etc. O dever de cooperação internacional é crucial, caso contrário a resolução 64/292 da ONU de julho de 2010, que reconhece o direito à água potável para todos, continuará a ser letra morta. As previsões mais otimistas indicam que mais de 1 bilhão de pessoas enfrentarão grave escassez de água em 2050, ou seja, viverão com menos de 100 litros de água cada um.

Nenhum comentário: