CARONTE: UMA DAS 5 LUAS DE PLUTÃO

Caronte tem metade do tamanho de Plutão
Terça feira postei aqui uma impressionante foto feita pela New Horizons de Plutão, o planeta anão, que está a quase 5 bilhões de distancia da Terra. Agora a NASA divulga imagem não menos surpreendente de uma de suas Luas: Caronte
Segundo a Nasa, é possível perceber montanhas, cânions, deslizamentos de terra e variações de cor na superfície do satélite. Uma das características mais marcantes observada pelos cientistas foi a existência de um cinturão de cânions e fraturas ao norte do equador da lua.
Essa imagem de Caronte foi feita no dia 13 de julho a uma distância de 466 mil km do satélite. Podemos ver uma série de colinas da esquerda para a direita, sugerindo que processos internos podem ter alterado o relevo da crosta. No topo direito, próximo da curva da lua, existe um cânion que deve ter de 7 a 9 km de profundidade.
Assim como em uma cordilheira de montanhas em Plutão, Caronte tem poucas crateras - o que surpreende cientistas e sugere uma superfície jovem, que mudou com a atividade geológica recente.

Na região polar norte existe uma mancha mais escura, que pode se tratar de um depósito de algum material escuro - imagens em maior resolução da New Horizons devem ajudar os cientistas a compreender este enigma. Afinal, apesar de ter uma grande resolução para nossas telas, a imagem foi comprimida para ser transmitida para a Terra - as versões completas devem ser transmitidas em alguns dias e poderão ser analisadas com mais precisão pelos cientistas. 
Plutão apesar de ser um planeta anão, possue 5 luas, sendo que duas NIX e Hidra foram descobertas recentemente em 2005. Caronte, a maior das Luas é também a maior Lua do sistema solar, tem metade do tamanho de Plutão. As outras duas luas, pouco conhecidas são Cerbero e  Estige.

Caronte a maior Lua de Plutão

Nenhum comentário: