UM BRINQUEDO VICKING DE MIL ANOS



Arqueólogos do museu da Universidade Norueguesa de Ciência e Tecnologia (NTNU) descobriram um pequeno barco esculpido em madeira que data de mil anos atrás. O brinquedo estava enterrado embaixo de um poço em uma fazenda próxima à cidade de Orland, na Noruega, e pertence à era viking.
A escultura foi bem preservada por estar próxima a um grande lençol freático, o que a manteve úmida. A pequena balsa de madeira tem um furo no meio, no qual provavelmente encaixava-se seu mastro. Para os pesquisadores, a figura indica que as embarcações vikings eram amplamente conhecidas na região, povoando até mesmo a imaginação de crianças fazendeiras que não viviam tão próximas do mar. Além disso, traz conclusões sobre o estilo de vida rural dos habitantes.

"Esse navio em miniatura fala muito sobre as pessoas que aqui viviam. Mostra que as crianças dessa fazenda tinham tempo de brincar, que elas tinham permissão para fazer outras coisas que não fosse trabalhar nos campos ou ajudar nos serviços rurais", explica Ulf Fransson, um dos escavadores do grupo.

Além do brinquedo, foram encontrados pedaços de couro que constituíam sapatos feitos para trabalhar na fazenda do período entre 1015 e 1028 d.C. e outras sete instalações rurais de pelo menos 1.500 anos atrás no sítio arqueológico da região. Tais descobertas animaram os pesquisadores já que podem trazer insights para o funcionamento da comunidade rural da época.

Segundo os estudiosos, o local não fazia parte das principais rotas de comérico e, portanto, não era conhecido pela sua prosperidade econômica. E, mesmo assim, a presença da escultura mostra que os adultos tinham tempo para entalhar uma peça de madeira como essa para seus filhos.


LiveScience

Nenhum comentário: