O fotografo, blogueiro e poeta Nana Kofi Acquah usa suas
viagens ao redor da África para narrar a vida de mulheres em seus ambientes
mais vulneráveis.
Auto declarado feminista masculino, ele diz que sua missão é
mudar a narrativa em torno das mulheres africanas onde elas são freqüentemente
retratadas como vítimas das circunstâncias. O fotografo foi entrevistado por
Vera Kwakofi da BBC África para a série 100 Mulheres.
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"Para mim, o feminismo é quando podemos criar um mundo
onde a mulher tem os mesmos direitos que um homem. Eu acredito que a minha
filha tem os mesmos direitos que os meus filhos", disse o fotógrafo.
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"O amor de minha avó, as lições que ela me ensinou - e
para minha mãe - me fez me considerar um feminista e me colocar em uma posição
de empurrar fortemente as questões das mulheres, a qualquer momento que eu
posso", disse ele.
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"Eu nunca cheguei a fotografar minha avó Mas quando eu
conheci Ama Ata Aidoo -. Um dos meus escritores favoritos - sua sabedoria, seu
senso de humor afiado, seu interessante olhar para a vida, imediatamente me
lembrei da minha avó."
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Quando o Sr. Acquah conheceu a ativista liberiana Leymah
Gbowee ela ainda não tinha ganho o Prêmio Nobel da Paz por seu papel em acabar
com a guerra civil de seu país em 2003. "Você poderia dizer que sua cabeça
estava no lugar certo, ela sabia o que ela queria. Ela era uma mulher muito
determinada", disse ele.
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"Em Gagnoa, Costa do Marfim, fotografei Agathe Vanie, uma mulher que tinha trabalhado seu caminho
até se tornar um líder para as
mulheres agricultoras de cacau. Obstinada
e muito afável, ela
também tem um restaurante e um
negócio de cartões de telefone.”
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Old
Fadama, também conhecido como Sodoma e Gomorra, é uma favela na capital de
Gana, Accra. Estes jovens trabalhadores migrantes tinha guardado algum dinheiro
para construir uma casa de madeira compensada e alumínio, que foi demolida pelo
governo. "Tenho certeza de que elas a construírão novamente. Elas nunca
desistem" disse o fotógrafo.
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Esta
escola em uma parte remota da Costa do Marfim foi doada por um filantropo. A
comunidade nunca teve uma escola, para que as crianças começassem a ir às aulas
na parte da manhã, os adolescentes no período da tarde e adultos à noite.
"As mães que ainda amamentam lá. Nada poderia levá-los para fora da sala
de aula."
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Alimata Ouedraogo é presidente de um grupo de tecelões em
Ponsomtenga, Burkina Faso. Alguns dos tecidos que tecem acabam nos grande
desfiles de moda do mundo. "Quando eu cheguei lá eles estavam tecendo para
algum projetista do Japão. Ela também estava muito orgulhosa de estar aprendendo a ler e escrever."
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"A imagem mais dominante da mulher Africana é como uma
besta de carga, carregando um pote
ou um pouco de lenha na cabeça,
ela está sempre sobrecarregada. Eu vejo artistas tentando embelezar ou
glorificá-las, mas essa imagem sempre me deprime. "
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"Não podemos comparar uma mulher a um burro, mas em
muitos lugares da África, é a forma como
os homens tratam suas mulheres. Muitos homens têm medo de que, se derem asas a
suas mulheres, elas irão para os reinos que os próprios homens nunca poderão
alcançar."
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"Um primo me disse uma vez que ele nunca iria se casar
com uma mulher que era mais educada do que ele. Essa insegurança que ele
expressa como um adolescente é a mesma insegurança que eu vejo em um monte de
homens, homens, mesmo bem-educados. Por que um
homem é inseguro frente ao poder e sucesso de uma mulher?”
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"Se uma mulher quer seus filhos na escola, se ela quer
alguma coisa melhor, ela tem que trabalhar duas vezes mais duro que seu irmão. Mas
o que as mulheres Africanas têm em comum é um belo espírito, forte. Vejo que em
todos os lugares que eu vou, mesmo em culturas onde elas são reprimidas e
oprimidas, elas são fortes lutadoras".
Texto e imagens BBC Africa
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