CENTRO DE ALCANTARA LANÇA FOGUETE COM SUCESSO

Exercício serviu como teste para o lançamento e rastreio do foguete VS-30 com experimento embarcados. Atividade será no dia 29
 
O Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), no Maranhão, lançou com sucesso o 11º Foguete de Treinamento Intermediário (FTI). A atividade busca a checagem prévia de ações relacionadas ao lançamento e rastreio do foguete VS-30, que terá experimentos embarcados. A atividade de lançamento do VS30 está marcada para a próxima sexta-feira (29).
O lançamento ocorreu às 13h58 da última quinta-feira (21), com duração total de voo de 3 min e 32 segundos até a queda no Oceano Atlântico, na área de impacto prevista. O exercício serviu ainda para treinar as equipes e testar os meios associados às atividades de preparação, montagem, transporte, integração, lançamento e rastreio de veículos espaciais.
A partir dos parâmetros seguidos e resultados obtidos após o voo, espera-se obter a qualificação e certificação do veículo junto ao Instituto de Coordenação e Fomento Industrial (IFI).
"Foi verificado que todos os equipamentos e sistemas do Centro de Alcantara, além de toda equipe envolvida, estão prontos e preparados para a realização do lançamento principal do foguete VS-30 na próxima semana. Os lançamentos são fundamentais para mantermos o Centro pronto para operar veículos de porte maior e mais complexos", afirma o diretor do CLA, o coronel César Demétrio Santos.
O FTI é um foguete fabricado pela indústria nacional Avibrás e integra o Projeto Fogtrein, que juntamente com o Foguete de Treinamento Básico (FTB) visam manter a operacionalidade do Centro de Alcântara (CLA) e do Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI), no Rio Grande do Norte.

A atividade foi realizada pelo CLA em conjunto com engenheiros e técnicos do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), da Agência Espacial Alemã (DLR) e do CLBI.
Apoiaram a operação esquadrões aéreos de transporte de carga, de pessoal e de asas rotativas em eventual Evacuação Aeromédica. A Marinha do Brasil  atuou no isolamento do trafego marítimo e na comunicação com os navegantes, bem como o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea) realizou a interdição do tráfego aéreo na região. Para melhor conhecer o novo Centro de Lançamento de Alcântara entre no site abaixo.
Fontes:
Centro de Lançamento de Alcântara
Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação

Nenhum comentário: