INCRIVEL MISSÃO ROSETTA IGNORADA PELA NOSSA MIDIA MEDIOCRE

Vista do cometa Rosetta


Este blog chama-se Momentos de Reflexão e nele me ponho a refletir sobre muitas coisas que passam despercebidas para muita gente. Uma delas é a mediocridade e conservadorismo de nossa mídia. Outra é que realizamos proezas incríveis a distancias tão gigantescas e não conseguimos resolver problemas em nosso próprio planetinha. Outra ainda a indiferença e desinteresse com que estamos encarando a vida.
 
Às vezes também me dá a sensação de que já nada mais nos impressiona, que consideramos demasiadas coisas por acontecimentos normais e que perdemos a emoção que envolvia todos os objetivos espaciais. Um exemplo disso é a Missão Rosetta. Nenhum meio de comunicação estes dias, se quer de passagem divulgou a fascinante, fantástica e tão importante viagem de Rosetta.
Em março de 2004 a humanidade lançou uma sonda espacial, que viajou mais de dez anos, orbitando três vezes a Terra e chegando a Marte para aproveitar sua força gravitacional para lançar-se e alcançar, com incrível precisão um pequeno cometa de apenas 5Km de diâmetro situado a mais de 400 milhões de Km que se move por algo tão gigantesco como o Sistema Solar a uma vertiginosa velocidade de mais de 55.000 km por hora.
Os dados, cálculos e operações matemáticas que se levaram a cabo. A tecnologia que foi desenvolvida para levar a cabo essa missão. A exatidão e precisão de cada um dos movimentos da sonda em uma viagem de dez anos. O trabalho coordenado de dezenas de engenheiros e cientistas de diferentes países e agencias espaciais e ainda assim a mídia sequer tomou conhecimento em divulgar uma frase sobre a missão. À mídia é muito mais interessante o futebol, ou comentar os próximos capítulos das novelas afinal o que dá mais Ibope?
Que importa as surpresas que Rosetta descobrirá nesta velha rocha de mais de 5 bilhões de anos que nos revelarão com certeza alguns dos mistérios da formação de nosso próprio Sistema Solar já que em novembro, do interior da sonda, sairá o módulo Philae que aterrissará no cometa para estuda-lo.
A aterrisagem no cometa será uma das manobras mais complicadas em toda história da era espacial. Mas para a nossa mídia tacanha e conservadora a quem só interessa divulgar mentiras e fantasias que importa tudo isso não é mesmo?

Nenhum comentário: