BRASIL DESENVOLVE SUPER CANHÃO A LASER E A NAVE HIPERSÔNICA 14 X

O 14 X


Um lazer muito potente, com cerca de 2,5 bilhões de watts( o equivalente a 25 milhões de lâmpadas), é disparado contra a traseira de um foguete. Incrivelmente quente atinge 25 mil graus ou 5 vezes a temperatura da superfície do Sol – o raio gera uma onda de calor que faz o ar se expandir e empurra o foguete para frente a 7700 km por hora (sete vezes a velocidade do som) Pode parecer uma tecnologia de ficção científica, mas já existe – e no Brasil. O super canhão a lazer foi criado no Instituto de Estudos Avançados da Aeronáutica (IEAV) em São José dos Campos, e está sendo desenvolvido em conjunto com o governo dos EUA.
A grande vantagem do lazer é que ele permite lançar foguetes a grande distância carregando pouco combustível a bordo – o que poderá revolucionar as viagens espaciais. Hoje apenas 5% da carga de um foguete é carga útil, o resto é combustível.
A nova tecnologia poderá deixar os lançamentos espaciais 100 vezes mais baratos – e mais seguros também. O super canhão será testado com um pequeno foguete não tripulado, cujo primeiro vôo está previsto para 2013.

O 14 X

Estão também avançados os estudos sobre o  14-X . Será uma aeronave experimental com previsão de início dos testes para 2013 e utilizará motores Scramjet para voar em altíssima velocidade.

Os testes envolvem carregar o 14-X para o espaço com um foguete e, inicialmente, anotar os dados de sua aceleração e motor a 100 mil pés de altura sem desacoplá-lo. Caso tudo dê certo, no terceiro teste ele será solto e poderá atingir sua potência máxima de Mach 10, ou 12.258 km/h.

A utilização de motores Scramjet é a grande sacada do 14-X — por não ter partes móveis, ele consegue reduzir o peso sem sacrificar a velocidade. O único problema é que ele precisa sempre de alguém mais rápido para andar de mão dada, já que ele não consegue ser ativado em baixas velocidades ou saindo do solo. Ficamos na expectativa do 14-X sair do papel em breve. Será que seu nome é uma homenagem ao 14-Bis? [MeioBit]

Nenhum comentário: