IMPRESSIONANTE IMAGEM DE PLUTÃO

A poucos dias atrás, a equipe da sonda New Horizons nos deixou sem palavras pela enésima vez com algumas imagens incríveis de Plutão, mas sim, em estrito preto e branco. Talvez para compensar esta deficiência da cor, a NASA publicou várias imagens coloridas do planeta anão. Vamos ver essa fotografia impressionante- de todo o disco de Plutão em cores, e impressionante  alta resolução  que foi enviado à Terra em 19 de Setembro, clique para amplia-la. Detalhe: a sonda New Horizons está a "apenas" 5 bilhões de Kms da Terra, para chegar lá viajou por 9 anos,
 A sonda foi lançada em 2006, dos Estados Unidos, a bordo do foguete Atlas. Ela viajou até Júpiter e usou a gravidade desse planeta como um estilingue para acelerar sua velocidade. Desde então, a sonda ficou adormecida e viajou pelo espaço até ser reativada, em dezembro do ano passado.
Sete instrumentos que estão a bordo da sonda vão captar essas imagens, que serão transmitidas para a Terra. O tempo de transmissão dos dados de Plutão até a Nasa, nos Estados Unidos, é de quatro horas e meia. Quatro horas e meia para percorrer 5 bilhões de Kms e chegar à Terra com essa qualidade. Que ninguém ouse duvidar da capacidade humana, pena que nem sempre é usada para o bem.

Nenhum comentário: