DESCOBERTA VIDA EM MARTE?


Curiosity-rover-lead
 
A NASA segue empenhada em fazer chegar seus descobrimentos através de grandes jogadas de mídia. Uma instituição científica séria deve inicialmente apresentar seus primeiros resultados em revistas científicas reconhecidas mundialmente, para serem analisados pela comunidade científica, para só depois apresentar ao grande público as descobertas. Mas não está ocorrendo assim com a NASA que busca ansiosamente os holofotes para si. De acordo com John Grotzinger líder da expedição CURIOSITY, a NASA está prestes a apresentar ao mundo uma descoberta que “irá reescrever os livros de história”. A data provisória para o anúncio é 3 de dezembro.
Parece ótimo, uma vez que se enviou uma nave a Marte precisamente para fazer grandes descobertas, só se pode por a imaginação a voar. E dado que a imaginação viaje, o mais óbvio é que tenham descoberto vida em Marte. Na verdade as palavras de Grotzinger  nos pretender levar a essa conclusão, que pensemos nesse descobrimento e que nos apegamos à televisão no dia em que um cientista comparecerá ante as câmaras, rodeado de imagens do logo da NASA.

Portanto só nos resta aguardar o fim do joguinho midiático da NASA. Talvez essa demora ocorra pela necessidade de um maior aprofundamento na coleta e análise de dados. Mas apesar disso o correto será não se deixar entusiasmar e aguardar os resultados publicados em publicações de renome mundial como a Science e analisada pela comunidade científica mundial.

Nenhum comentário: