SERÃO OS TERREMOTOS DESASTRES APENAS NATURAIS?

Em 2010, desastres naturais mataram pelo menos 234 mil pessoas e afetaram quase outras 200 milhões pelo mundo. Nenhum especialista é capaz de dizer se esse número vai diminuir ou aumentar daqui para a frente. O aquecimento global fará a temperatura subir até mais 3,5 graus até 2035, segundo a agencia internacional de energia. Isso significa mais secas, enchentes, furacões destruidores e até terremotos. Sim, pode haver uma ligação também entre os terremotos e a ação humana. Há quem defenda que com o aquecimento global e o conseqüente degelo dos pólos, bilhões de toneladas de água nova sobre os oceanos deve exercer um maior movimento sobre as placas tectônicas, o que causará terremotos e por conseqüência, tsunamis.

Os terremotos estão deixando de ser desastres estritamente naturais. O de Sichuan, que matou 69 mil pessoas na China em 2008, pode ter sido desencadeado pela construção de uma represa. Cientistas da Universidade de Columbia acreditam que o peso da água teria afetado o equilíbrio sísmico da região. Quando a represa de Hoover foi construída nos EUA da década de 1930, a região onde ela fica sofreu centenas de abalos de 4 a 5 graus.

Portanto, a ação humana pode sim ser um fator complicador, não só nas mudanças climáticas e ambientais mas também na ação de terremotos e vulcões. Na natureza todos os fatores estão interligados, tudo tem conseqüências que se desencadeiam em correntes e não são correntes lineares, mas de múltiplas direções. É preciso refletir muito sobre isso e mais é preciso conscientizar as pessoas enquanto ainda há tempo.

Um comentário:

Lu disse...

Concordo. Os jornais se referem ao ocorrido como se fosse fenômenos naturais "A chuva provocou soterramento, etc", mas a culpa é mesmo da chuva?

Lu