EGITO: O QUE VIRÁ AGORA?

ABAIXO MUBARAK

Depois de 30 anos o Egito acorda e descobre que não quer mais a ditadura Mubarak. Mas o que querem os egípcios? Seria muito bom se fosse democracia. Mas não nos esqueçamos do Irã. Depois de anos de governo do Chá Reza Pahlav o país fez uma grande revolução, mas no lugar de democracia veio o governo fundamentalista dos Aiatolas.
As forças conservadoras religiosas são muito bem organizadas e terão muita capacidade para neste momento de estremencimento político assumir o governo.
É o momento de lançar os sapatos. Mas é mais fácil do que organizar um governo democrático num país em que o fundamentalismo assume proporções enormes.
Resta torcer para que as forças políticas egipcias sigam o caminho certo, e depois de séculos de submissão saibam se impor, não através do fundamentalismo religioso. O povo árabe tem uma história de tolerância e sabedoria em seus 7.000 anos de existência. Que essa sabedoria prevaleça.

Que se mantenha a mobilização popular, para impedir manobras que levem ou a nova submissão aos interesses do Ocidente, já que o Egito é fundamental na geopolítica do petróleo, ou aos interesses dos fundamentalistas religiosos.

2 comentários:

Maria José Rezende de Lacerda disse...

É muito importante essa mobilização popular. Somente com a força e união popular pode-se conseguir algo. Chega dessa submissão, tão antiga aos nossos olhos!!! Grande abraço.

fernanda disse...

Pois, infelizmente o resultado parece-me bem previsivel como referi em texto que acabei de publicar. Não esqueçam que grande parte do pessoal vai das mesquitas para as manifestações e não sei mas se calhar o fuel que põe a máquina em movimento é fornecido pelos lideres religiosos.