SUSTENTABILIDADE E CONSUMISMO - COMO CONCILIAR?

Dentro das novas concepções de sustentabilidade a reciclagem tradicional parece ter um peso muito grande. O que é a reciclagem tradicional? É a reinserção de materiais que seriam jogado fora sem passar por processos físicos ou químicos. Os produtos mais famosos dessa técnica são as garrafas Pet que depois de utilizadas são transformadas em cortinas, tapetes, roupas etc. Só que depois de um tempo acabam jogados fora.
Essas técnicas ajudam a fazer menos mal ao planeta, mas ainda não é o suficiente.
A sociedade precisa consumir para sobreviver. É preciso preservar empregos, as empresas sempre vão procurar o lucro e as pessoas sempre vão querer o novo ipod ou a nova tv de Led. O jeito é fazer isso combinar com SUSTENTABILIDADE. E como seria isso possível?
IMITANDO A NATUREZA E RECICLANDO OS PRODUTOS ETERNAMENTE. Para isso os nossos produtos de consumo devem ser fabricados imitando as leis da natureza , reaproveitando todos os elementos num ciclo de vida infinito.
Boa parte do que consumimos hoje em dia, de embalagens a eletrônicos , tem insumos suficientes para gerar novos produtos iguais aos anteriores, sem perda de qualidade. Basta que se aprendam os processos necessários para extrair, purificar e reutilizar esses insumos.. Seria fazer que tudo funcionasse como as latinhas de alumínio: a lata pode ser reciclada infinitamente sem perder qualidade.

Mas para atingir essas metas de sustentabilidade, é necessário uma grande mudança de consciência principalmente dos governos. Pesados investimentos em educação ambiental, em centros de pesquisas, uma completa reestruturação da coleta e separação do lixo (seria o fim dos lixões e milhares de empregos seriam criados na reciclagem compensando a perda de empregos nas áreas de extração). Tudo isso se bem planejado seria também altamente lucrativo para as nações. Estima-se que hoje o Brasil jogue fora 5 bilhões por ano em produtos que poderiam ser reaproveitado nos processos produtivos, principalmente os eletrônicos.

Há ainda outro fator a considerar no caso dos eletrônicos: muitos deles dependem de metais pouco abundantes para serem fabricados – como o antimônio para controles remotos e o índio para Tvs de Led. Esses metais estão com os dias contados na Terra. O antimônio em 13 anos estará extinto e o índio em 4. A única maneira de continuar produzindo os aparelhos será reutilizar os metais dos produtos antigos

A natureza é extremamente sábia em seu eterno ciclo de reaproveitamento. A maçã que cai da árvore é reaproveitada pelo solo ao redor. Os humanos tem que entender que a partir de agora o que não pode ser reaproveitado eternamente é nocivo ao planeta. É preciso rever os modos de produção, os componentes dos produtos e a finalidade dos mesmos. Só assim teremos a possibilidade de prolongar a vida na Terra.
Mãe e Mãe Natureza sem a primeira você até sobrevive, mas sem a segunda não.

Um comentário:

Anônimo disse...

Ótimo texto,ótima intervenção ambiental.