QUAL A QUANTIDADE DE AR E ÁGUA DA TERRA

Adicionar legenda

Esta imagem é uma representação proporcional, em duas esferas, de toda a água e ar da Terra. Uma esfera reúne toda a água do planeta, a outra, cinza reúne todo o ar disponível. Uma visualização incrível criada pelo Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS).  A imagem nos dá uma idéia perfeita de como o nosso planeta é frágil.

O ar é representado aqui em sua densidade ao nível do mar (uma atmosfera). São 5,14 trilhões de toneladas, em uma esfera com 1.999 km de diâmetro.

A esfera de água, por sua vez, tem aproximadamente 1,386 bilhão de quilômetros cúbicos (km³) e cerca de 1.385 km de diâmetro. Isso inclui todos os oceanos, lagos, rios, águas subterrâneas e gelo.

Por sua vez, ampliando a imagem, você perceberá uma pequenina esfera dentro da esfera de água, ela representa a água doce no planeta, que segundo o USGS, corresponde a apenas 10,6 milhões de km³ em volume. E boa parte dessa água não está disponível para humanos, pois fica no subterrâneo.

Esta imagem foi feita por Félix Pharand-Deschênes, do Globaïa. Ela é baseada em um conceito que Adam Nieman criou para o Rio+10, realizado em 2002. Esta cúpula mundial das Nações Unidas tinha como objetivo implementar medidas para proteger o meio ambiente.

Percebe-se aí, claramente a fragilidade dos dois elementos essenciais que mantem o planeta vivo, lembrando ainda que esses dois elementos, água e ar também dependem de outro elemento vital e que está sendo devastado, a vegetação.


Postar um comentário