Essas técnicas ajudam a fazer menos mal ao planeta, mas ainda não é o suficiente.
A sociedade precisa consumir para sobreviver. É preciso preservar empregos, as empresas sempre vão procurar o lucro e as pessoas sempre vão querer o novo ipod ou a nova tv de Led. O jeito é fazer isso combinar com SUSTENTABILIDADE. E como seria isso possível?
IMITANDO A NATUREZA E RECICLANDO OS PRODUTOS ETERNAMENTE. Para isso os nossos produtos de consumo devem ser fabricados imitando as leis da natureza , reaproveitando todos os elementos num ciclo de vida infinito.
Boa parte do que consumimos hoje em dia, de embalagens a eletrônicos , tem insumos suficientes para gerar novos produtos iguais aos anteriores, sem perda de qualidade. Basta que se aprendam os processos necessários para extrair, purificar e reutilizar esses insumos.. Seria fazer que tudo funcionasse como as latinhas de alumínio: a lata pode ser reciclada infinitamente sem perder qualidade.
Mas para atingir essas metas de sustentabilidade, é necessário uma grande mudança de consciência principalmente dos governos. Pesados investimentos em educação ambiental, em centros de pesquisas, uma completa reestruturação da coleta e separação do lixo (seria o fim dos lixões e milhares de empregos seriam criados na reciclagem compensando a perda de empregos nas áreas de extração). Tudo isso se bem planejado seria também altamente lucrativo para as nações. Estima-se que hoje o Brasil jogue fora 5 bilhões por ano em produtos que poderiam ser reaproveitado nos processos produtivos, principalmente os eletrônicos.
Há ainda outro fator a considerar no caso dos eletrônicos: muitos deles dependem de metais pouco abundantes para serem fabricados – como o antimônio para controles remotos e o índio para Tvs de Led. Esses metais estão com os dias contados na Terra. O antimônio em 13 anos estará extinto e o índio em 4. A única maneira de continuar produzindo os aparelhos será reutilizar os metais dos produtos antigos
A natureza é extremamente sábia em seu eterno ciclo de reaproveitamento. A maçã que cai da árvore é reaproveitada pelo solo ao redor. Os humanos tem que entender que a partir de agora o que não pode ser reaproveitado eternamente é nocivo ao planeta. É preciso rever os modos de produção, os componentes dos produtos e a finalidade dos mesmos. Só assim teremos a possibilidade de prolongar a vida na Terra.
Um comentário:
Ótimo texto,ótima intervenção ambiental.
Postar um comentário