CHINA INAUGURA MAIOR RADIOTELESCÓPIO DO MUNDO



O maior radiotelescópio do mundo o chinês “Eye of Heaven” já está em operação.
O telescópio tem o tamanho de 30 campos de futebol (500 metros de diâmetro) e sua construção custou 180 milhões de dólares.
Os cientistas estão no processo de testes para detectar e corrigir possíveis problemas o que levará ainda de dois a três anos. Embora seu diâmetro seja muito maior que o telescópio de Arecibo (200 metros de diâmetro) sua área de recepção ativa é de apenas cerca de 30 metros maior. No entanto o FAST pode apontar em qualquer posição até 40° do zênite que é mais que o dobro do Arecibo. Eye of Heaven está localizado a mais de 2.000 Km a sudoeste de Pequim, na província de Guizhou, uma área pouco povoada. Mesmo sendo pouco povoada, cerca de 8 a 10 mil pessoas foram deslocadas da região para conseguir silêncio de rádio ideal. Além disso o relevo dos arredores do radiotelescópio o protegem naturalmente de perturbações eletromagnéticas.
O Fast será usado para tentar descobrir a existência de hidrogênio neutro em galáxias distantes e também pulsares distantes ("bolas" de nêutrons muito magnetizadas).
Além disso, o radiotelescópio também aumenta a possibilidade de detectar ondas gravitacionais de baixa frequência.
Sua construção ocorreu em tempo record, 5 anos.

O programa espacial do país se transformou em uma das prioridades do governo chinês. Em 2018 o país deve lançar um "módulo central" para sua primeira estação espacial.

Nenhum comentário: