CURIOSIDADES FOTOGRÁFICAS DO IMPÉRIO

As últimas imagens da família imperial brasileira

Em 15 de novembro de 1889 o Império brasileiro foi derrubado. Acima a última fotografia da herdeira do trono brasileiro Princesa Isabel, tirada em Paris em 1920.
Muitas pessoas acreditam que não haveria retrato de Dom Pedro II, ainda Jovem. Mas, uma possível primeira "Sefie" da história do Brasil, não poderia partir de ninguém menos que nosso Imperador. Um auto-retrato de si mesmo. Ele posicionou sua câmera fotográfica em cima da mesa e com uma cordinha amarrada a ela, puxou o dispositivo para tirar a foto. Dom Pedro, em uma carta, revelou o segredo do ato: a corda passava por dentro de suas roupas e a mão dentro do seu paletó a puxou.

Possível auto-retrato feito no Palácio de São Cristóvão, Rio de Janeiro, aproximadamente em 1860, Dom Pedro II, com aproximadamente 35 anos.

Mais uma belíssima foto do Magnânimo Dom Pedro II do Brasil e Dnª Thereza Cristina com as filhas e genros Dnª Isabel e Conde D'Eu + Dnª Leopoldina e Duque de Saxe.

                            O imperador e a imperatriz nos jardins do Palácio de Petrópolis em 1888.


Uma das últimas e poucas fotografias tirada da Família Imperial Brasileira, com todos seus integrantes juntos e unidos em 1889. A família posa em Petrópolis (Dona Teresa Cristina, sentada, e, de pé, Isabel, dom Pedro II, o neto Pedro Augusto, e o conde d’Eu): no diário, o sofrimento ao partir, deposto pela então República recém criada. (Foto Museu Imperial)

Nenhum comentário: