CURIOSITY ENCONTRA METEORITO METÁLICO NA SUPERFÍCIE DE MARTE




Desde que aterrizou em Marte em 2012, o robô Curiosity fez algumas descobertas bastante surpreendentes: obteve provas que havia no passado água líquida na cratera Galé, encontrou metano e moléculas orgânicas, viu e nos enviou imagens de curiosas formações sedimentares.
Agora porém, o rover obteve uma imagem do que parece ser uma bola de metal fundido. Conhecida como “Egg Rock”, por sua aparência ovóide, este objeto foi identificado  como um pequeno meteorito provavelmente composto de níquel e ferro. Essa rocha foi vista pela primeira vez em 28 de outubro de 2016 . É provável que a rocha se fundiu ao entrar em contato com a atmosfera de Marte e que ao impactar com a superfície, ao esfriar, manteve aquela forma.
Tal descobrimento é emocionante mas não inesperado. No passado, outros rovers já haviam encontrado restos de outros meteoritos metálicos. Em 2005, Opportunity detectou um meteoro de ferro que foi batizado de “Heat Shield Rock). Em 2009 achou “Block Island com pouco mais de meio metro de diâmetro. Em 2014 Curiosity encontrou um meteorito de ferro de 2 metros de diâmetro, o maior já encontrado em Marte.
Mas “Egg Rock” tem uma característica única, um aspecto mais derretido que os outros e a presença de áreas ocas que sugerem haver perdido parte do material pouco depois de alcançar a superfície.
Por estar próximo do cinturão de asteroides, Marte está melhor situado para ser golpeado periodicamente por objetos que são expulsos do cinturão pela gravidade de Júpiter. É assim que se imagina que Marte conseguiu suas duas luas: Phobos e Deimos.

Além disso, por ter pouca atmosfera, os meteoritos caem em sua superfície sem sofrer tanto atrito como os que caem na Terra. Essa característica pode ser útil para a pesquisa do início do Sistema Solar.




Nenhum comentário: