TRIBO ISOLADA DA AMAZÔNIA PODE SER EXTERMINADA




Novas fotos aéreas extraordinárias mostram uma comunidade indígena isolada contemporânea na Amazônia, lar para cerca de 100 pessoas.
A aldeia fica na Terra Indígena Yanomami em Roraima. Cerca de 22,000 Yanomami vivem no lado brasileiro da fronteira, e pelo menos três grupos deles não possuem contato com pessoas de fora. Eles são extremamente vulneráveis à violência e a doenças trazidas por forasteiros.
Quando suas terras são protegidas, tribos isoladas podem prosperar. No entanto, essa área está sendo atualmente invadida por mais de 5,000 garimpeiros ilegais, o que tem criado preocupações sérias que algumas das pessoas mais vulneráveis do planeta possam ser exterminadas.
Garimpeiros trouxeram doenças como malária à região e poluíram as fontes de alimento e água dos Yanomami com mercúrio, levando à uma grave crise sanitária.
O xamã e ativista Yanomami, Davi Kopenawa Yanomami disse: “Os lugares onde os índios isolados vivem, pescam, caçam e plantam devem ser protegidos. O mundo inteiro precisa saber que eles estão em sua floresta e que as autoridades devem respeitar seu direito de viver ali.” Davi é o presidente da Hutukara Associação Yanomami e é conhecido como o “Dalai Lama da Floresta.”
Davi também disse: “Os garimpeiros estão espalhados. Eles são como cupim – eles sempre voltam e não nos deixam em paz..”

A FUNAI (Fundação Nacional do Índio), responsável pela proteção de territórios como esse, está enfrentando graves cortes orçamentários. Receia-se que seis das 12 Frentes de Proteção Etnoambiental para indígenas isolados possam ser fechadas – inclusive aquela dedicada a proteger os Yanomami.
- Indígenas Yanomami isolados indicaram claramente seu desejo de se manter isolados – fugindo de forasteiros e evitando membros contatados da tribo.
Os indígenas isolados não são atrasados ou relíquias primitivas de um passado remoto. Eles são nossos contemporâneos e parte vital da diversidade humana. Onde seus direitos são respeitados, eles continuam a prosperar.

Seu conhecimento é insubstituível e foi desenvolvido ao longo de milhares de anos. Os indígenas isolados são os melhores guardiões de seu ambiente. E evidências provam que territórios indígenas são as melhores barreiras ao desmatamento.


Nenhum comentário: